sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Monarquia-Republica-Imperio

Monarquia:

Foi a primeira forma de governo adotado pelos romanos.

A estrutura social era formada pelos patrícios (grandes proprietários de terra) e pelos clientes (artesões , comerciantes e proprietários de pequenas terras). A economia romana se baseava na agricultura e no pastoreio e a religião era politeísta.

Na monarquia o rei tinha o poder religioso, judicial, era todo o soberano e, como no Egito , ele Interpretava a vontade divina. O poder político, por tradição, era dividido com os anciões. O reinado tinha tempo indeterminado. Roma teve sete reis e o período republicano só começou a partir da expulsão de Tarquínio- o Soberbo.

Republica:

A partir da republica, Roma passou a ser o maior poder da península itálica, com o crescimento da cidade e dos grandes exércitos.

Passou por três grandes guerras, as Guerras Púnicas, contra Catargo, outra grande força da Europa Ocidental.

Outro acontecimento dessa época foi a chamada política do Pão e do Circo, que assim funcionava:

Os plebeus, por não terem qualquer direito, estavam revoltados com os governantes de Roma. A solução encontrada para conter a revolta foi a seguinte: todos (governantes e plebeus) iam para o Coliseu para assistir a luta de gladiadores, na realidade uma luta de vida ou morte, mas como todos se divertiam com o show, como num circo e como também era distribuído trigo para o público, matéria prima do pão, tal espetáculo ficou conhecido como política do Pão e Circo.

Nesta época a principal instituição era o Senado , responsável por tudo da política romana (interna e externa).

Existiam também os magistrados indicados anualmente. Recebiam o cargo executivo mas também atuavam na área judiciária.

Império:

Uma característica muito importante do império Romano é que todo o poder estava nas mãos de apenas um governante. E como aconteceram muitas guerras, acabou “enfraquecendo” o senado e “fortalecendo” os exércitos. O primeiro imperador romano se chamava Caío Otavio e realizou algumas reformas que o favoreceram, como por exemplo a política do Pão e Circo.

Alto império:

O alto império foi caracterizado pelo “enriquecimento” de Roma e nesse período tiveram 4 dinastias.

A queda de Roma:

A partir do século III começaram a acontecer gastos militares desnecessários, diminuindo as expansões territoriais, a captura de escravos e também as produções agrícolas e, com isso, os impostos de Roma aumentaram muito e a política do Pão e Circo deixou de existir porque o estado não tinha mais condição de dar alimentos gratuitamente, e não foi somente isso, as fronteiras do Império Romano também começaram a ser invadidas pelos bárbaros, dificultando mais as coisas.

Reformas do Baixo Império:

Alguns imperadores decidiram fazer reformas com o objetivo de melhorar novamente o império.

No século IV, a pressão começou a aumentar pois uma quantidade maior de tribos bárbaras, que estavam fugindo dos Hunos, começaram a atacar as fronteiras do Império Romano. Roma ficou muito enfraquecida e então passou a ser governada por um imperador chamado Odoacro que se decretou o rei da Itália, e a partir desta data é considerado o fim da história romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário